Apresentação

O Fórum Multissetorial ocorre na última sexta feira de Maio e Novembro com sede permanente em Fortaleza como iniciativa preparatória para o Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2 que ocorre em novembro dos anos ímpares para contribuir em fazer de Fortaleza a capital da NATUREZA e do Ceará o estado do PRESERVAR com apresentações de casos exitosos e projetos inovadores de convivência harmoniosa HOMEM NATUREZA.
A Responsabilidade Ambiental, tratada no final do século passado como um modismo, assume, no século XXI, caráter estratégico passando a fator determinante nas relações políticas e econômicas entre nações e empresas e seu desenvolvimento, enquanto prática, requer envolvimento de todos os setores da sociedade.

Os estudos dos impactos ambientais envolvendo todo o ciclo de vida de produtos e serviços, em toda a cadeia produtiva, estão motivando o estabelecimento de tratados, acordos, legislações e normalizações, colocando as questões ambientais definitivamente na agenda e estão provocando profundas modificações nas relações econômicas tanto a nível local como intercontinental, em todos os setores da sociedade.

Justificativa

O endereçamento de questões ambientais tais como: água (captação, disponibilização, uso e reuso), gerenciamento de resíduos: origens (coleta e descarte), poluição (ar, água e solo), gestão de recursos naturais (utilização, preservação, conservação e revitalização), energia (fontes e impactos ambientais das tecnologias disponíveis) entre outras,  estão modificando métodos e processos de produção e hábitos de uso e consumo por força de legislação e normas nacionais e internacionais.

O que hoje são diferenciais competitivos, produzir ecologicamente correta, utilizar fontes de energias renováveis,  racionalizar e otimizar o uso de energia, água e outros recursos naturais, em curtíssimo prazo passarão a ser fatores determinantes de sobrevivência e continuidade do ser humano e de suas atividades econômicas. Por absoluta necessidade, novas práticas de produção, consumo e comportamento estão sendo estabelecidos.

Objetivo

Comprometer as lideranças públicas, empresariais e da sociedade civil na discussão de questões relativas ao relacionamento com o meio ambiente e implementação de ações baseadas nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Produção mais Limpa (P+L).

Retorno

  • Para o Setor Público
    • Diálogo com a Sociedade Produtiva e Representativa;
    • Subsídios para a formulação de políticas para fomento ao Desenvolvimento Sustentável;
    • Otimização e redirecionamento de investimentos.
  • Para o Setor Privado
    • Reposicionamento mercadológico;
    • Aumento da competitividade empresarial;
    • Desenvolvimento de oportunidades de negócios e mercados.
  • Para os Participantes
    • Informação e capacitação em assuntos relativos ao Meio Ambiente e Produção mais Limpa;
    • Informação e capacitação em assuntos relativos à Competitividade Empresarial;
    • Desenvolvimento de relacionamentos e negócios.
  • Para os Patrocinadores
    • Imagem institucional;
    • Desenvolvimento de negócios;
    • Oportunidade de vinculação da marca aos temas de Responsabilidade Socioambiental , Produção mais Limpa e Competitividade Empresarial.
  • Para a Sociedade
    • Melhoria do IDH.

Temário 2017/2018

O tema geral é “Sustentabilidade Ambiental Multissetorial”, que trata sobre as questões do uso racional dos recursos naturais, água, produção limpa, negócios sustentáveis, ocupação e uso adequado do solo visando à melhoria da qualidade de vida. 

O seu formato constará de dois painéis com quatro casos exitosos ou projetos inovadores, duas mesas redondas com intervenção da plateia e duas apresentações de eco arte cultura. 

TEMÁRIO 2017 / 2018

Data

Horário

Local

Tema Central

26 de maio de 2017

8h ás 18h30min

Auditório BNB

Governança da Água no Semiárido Brasileiro na Perspectiva da Produção Agrícola e o Abastecimento de Fortaleza
25 de maio de 2018 A definir

 

Público Alvo

Lideranças empresariais

Gestores políticos

Executivos de organizações da sociedade civil

Executivos de organizações privadas

Executivos de organizações públicas

Cientistas

Professores

Educadores

Técnicos

Jornalistas

Interessados nas questões ambientais, do desenvolvimento sustentável e econômico

Programação

Introdução 

O Nordeste, muito particularmente a região semiárida, vem atravessando um longo período de secas, sendo nos últimos 6 anos, quase consecutivos, de restrições hídricas acentuadas: 2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.  As previsões climatológicas indicam um 2017, na média histórica, o que apesar de ser alvissareiro, também gera preocupação, pois o que geralmente ocorre é que com o retorno das chuvas, o passado recente cai no esquecimento. Diz o ditado popular: “a primeira coisa que a chuva lava é a memória da seca”.

Como é sabido, as secas, característica do semiárido, são episódios recorrentes e sempre causam grandes impactos, seja no abastecimento humano, na produção e nas calamidades públicas. A opção brasileira, ao longo dos tempos, para enfrentar o problema das secas, tem sido a construção de reservatórios, sendo denominado de “solução hidráulica”. Após estes sucessivos anos de seca fica demonstrado a limitação dessa política de infraestrutura baseada na reservação de água em açudes, embora muito contribua para reduzir a vulnerabilidade hídrica, em alguma medida, porque mascara as vulnerabilidades. No caso de secas plurianuais, as reservas entram em falência e a fragilidade é exposta. Não podemos perder a oportunidade de aprender com estas experiências para não permanecermos no erro.

A carência de água no semiárido brasileiro é um dos mais graves entraves para a construção da cidadania, na medida em que falta água, comida e como consequência, saúde. Fornecer água de qualidade para abastecimento humano e produção de alimentos básicos para garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias mais carentes, a baixo custo,  é um grande desafio.

Após vários anos de seca no Nordeste do Brasil percebe-se que existe condições para se construir uma sociedade melhor, mesmo com as mudanças climáticas que ameaçam à humanidade. A mitigação do clima e as adaptações necessárias força a que governos, empresas, produtores rurais, agricultores familiares, cooperativas, associações e organizações não governamentais a repensarem a formação das cidades, os modos de produção e a diminuírem o desperdício dos recursos naturais. Formas de organizações sociais, novas, baseadas na cooperação e na reciprocidade terão de ser adotadas.

O semiárido brasileiro possui extensão territorial de aproximadamente 1000 mil Km² e uma população de cerca de 23 milhões de habitantes. Seu território abrange 1.133 municípios localizados em nove estados brasileiros: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia. Esta larga porção territorial é notadamente marcada pela diversidade cultural e natural. Esta região, todavia, é amplamente conhecida pelos longos períodos de seca que assolam o semiárido.

A dimensão territorial, o regime de chuvas da região e a distância das fontes de água permanentes localizadas no semiárido, conformam o cenário de escassez de água disponível, fenômeno que atinge principalmente os moradores das zonas rurais, que se encontram territorialmente dispersos, dificultando a implementação de um sistema público de abastecimento, cria limitações para uma distribuição de água eficaz.

O regime de chuvas da região é fortemente concentrado em quatro meses (fevereiro a maio), e a época de seca perdura aproximadamente pelos próximos oito meses do ano. Aliado ao regime de chuvas, às características geológica da região, o solo é predominantemente raso, e encontra-se sobre rochas cristalinas, dificultando a perenidade dos rios. O território nordestino é em mais de 80% constituído por rochas cristalinas, há predominância de águas com teor elevado de sais, e via de regra, não são próprias para o consumo humano. 

O Fórum Multissetorial é uma preparação para os eventos internacionais: Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2 e Dialogue For Water Futures  In Brazil  – Future Scenarios For Water Security And Well-being In 2030 And 2050.  Que serão realizados conjuntamente no período de 4 a 8 de novembro de 2017 no Centro de Eventos do Ceará. 

O Instituto Hidroambiental Águas do Brasil se associa ao Banco do Nordeste, com o lançamento do FNE Água, que neste momento adquire uma grande importância dada a concretude que o FNE Água destina-se  a financiar projetos de empresas de todos os portes e setores, produtores rurais, agricultores familiares, cooperativas e associações que tenham interesse em montar infraestruturas capazes de produzir e conservar água. Por outro lado, há que se preocupar com a sobre-explotação das águas subterrâneas para não comprometer, inclusive, aqueles projetos já em pleno funcionamento. 

Objetivo Geral 

Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados com o intuito de alavancar o progresso do semiárido brasileiro, inserindo-o em um contexto mundial de áreas suscetíveis às mudanças climáticas e à desertificação. A oferta de educação superior de qualidade, mais flexível e personalizada, encontra limitações nos modelos tradicionais, fazendo com que essa proposta se transforme em uma alternativa viável e com alto potencial de ampliar o aprendizado de todos os envolvidos, como verdadeiros multiplicadores da proposta. 

O objetivo do Fórum Multissetorial é a formação de massa crítica para atuação em prol da convivência com situações ambientais adversas, tais como as encontradas no semiárido brasileiro, em todos os níveis, desde a pequena produção rural até a formulação de programas e políticas públicas. Neste sentido, o evento deverá garantir a formação de uma compreensão abrangente e integrada do estado da arte no tocante a água e à convivência com regiões semiáridas e, ao mesmo tempo, a postura como agentes criativos e reflexivos, preparados para orientar e estimular a prosperidade nestes ambientes. 

Objetivos Específicos 

Desenvolver processos pedagógicos teóricos e práticos que visem ao aperfeiçoamento de conhecimentos e competências relativas à convivência com regiões semiáridas, no campo, cidades e na capital; 

Possibilitar aos participantes o domínio crítico do uso das tecnologias sociais construídas na sociedade e já parcialmente integradas ao semiárido e famílias do entorno; 

Avaliar em conjunto com os demais profissionais processos mais adequados de inclusão produtiva e sua relação com o ambiente e demais aspectos socioculturais locais; 

Discutir acerca de novas formas de interação com a sociedade local e novos olhares, mais integrados, para a população residente e sua relação com o ambiente; 

Incentivar o intercâmbio entre as instituições e participantes.

INSCRIÇÕES

- As inscrições online serão realizadas até 24 de maio de 2017 às 24hs. Qualquer dúvida ihab@ihab.org.br ou ligar 3262.1559
- Os inscritos que não comparecerem, sem cancelamento prévio, serão excluídos dos próximos eventos.
- Serão fornecidos certificados aos participantes, via eletrônico pelo e-mail cadastrado
- Vagas Limitadas

Auditório BNB Passaré
Av. Dr. Silas Munguba, 5700 - Passaré, Fortaleza - CE, 60743-015


Inscrições - CLique Aqui

Local do Evento

Auditório BNB Passaré

Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré, Fortaleza – CE, 60743-015

Vídeo do Evento

Contato

FICHA DE INSCRIÇÃO FÓRUM MULTISSETORIAL DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Preencha todos os campos corretamente

FICHA DE INSCRIÇÃO CASOS EXITOSOS PAINEL


Preencha todos os campos corretamente

Max file size is 4 MB.