Primeira Comitiva Ceará/Portugal

Empreendedorismo, Negócios Sustentáveis e Geminação

Moura / Alentejo – Portugal

De 9 a 12 de Setembro de 2010

O Instituto Hidroambiental Águas do Brasil realizou a Primeira Comitiva: Empreendedorismo, Negócios Sustentáveis e Geminação – Ceará Portugal.

Entre os dias 6 e 12 de setembro foi realizada a Primeira Comitiva Cearense de Empreendedorismo, Negócios Sustentáveis e Geminação, promovida pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil – IHAB e a Câmara Municipal de Moura – Portugal. A comitiva contou com apoio e participação do Vice Consulado de Portugal no Ceará, Sebrae, Prefeitura Municipal de Tauá, do Governo do estado do Ceará (Secretaria de Infraestrutura –SEINFRA e Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE), Fórum do Turismo do Ceará, Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Câmara de Comércio Brasil Portugal, Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secretaria de Turismo de Fortaleza – SETFOR), Jornal Rota do Sol, Nattur Viagens e Turismo Ltda, ocorreu conjuntamente com a 3ª Missão Brasil Portugal – Ceará (Moura – Aveiro – Lisboa) de 13 a 17 realizada pela Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará.

O objetivo da comitiva foi gerar intercâmbio entre as regiões envolvidas nos setores de Agronegócios, Indústria, Comércio, Serviços, Cultura e Turismo e abrir negociações para investimentos econômicos, sociais e sustentáveis. Na viagem, os municípios de Tauá – Ceará e Moura – Portugal assinaram protocolo com vistas ao projeto de geminação, parceria que objetiva criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível econômico e cultural, e estabelecer laços de cooperação entre as duas cidades.

O programa Português de Municípios Geminados ocorre quando existem entre os pretendentes semelhanças culturais e de empreendedorismo para a troca de experiências na produção e comercialização de produtos locais e que atendam o desenvolvimento sustentável. Tauá e Moura, por exemplo, possuem em comum o clima quente, solo e atividades do agronegócio como produção de mel, queijo, criação de caprinos / ovinos e projetos em infraestrututura.Moura possui a Barragem do Alqueva, considerada o maior lago artificial da Europa com forte importância para irrigação de terras locais, e a Estação Solar Fotovoltaíca de Amareleja será um modelo para Tauá, já que possui uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW). A área é considerada a “terra mais quente de Portugal”, devido aos recordes de temperatura máxima no Verão, que são similares ao semi-árido cearense.

A usina solar de Tauá será a primeira e a maior da América do Sul e terá capacidade, no primeiro momento, de gerar 1 MW de energia, potência que chegará a 5 MW já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar. A unidade será concluída até o final de 2010.

O resultado prático da comitiva deu inicio ao processo de Geminação entre os municípios de Moura-Portugal e Tauá-Ceará nos setores energético (especialmente solar) visto que os painéis para Amareleja e exportação são produzidos em Moura, agronegócio (queijos finos, vinhos, azeites e outros), turismo, empreendedorismo, formação e ensino, cultura, gestão municipal, cooperativismo, desenvolvimento sustentável, além de ampliar o relacionamento entre os países, a comitiva vivenciou workshop bilateral Brasil-Portugal, reuniões com a Câmara Municipal e empresários, visitas técnicas a indústrias, centrais de energia solar e hidrelétrica e a Feira de Setembro (produtos locais, artesanato, culinária e cultura) com a participação em um estande onde foram apresentação as iniciativas do IHAB e produtos do Ceará.

Após as atividades em Moura, a primeira Comitiva Cearense de Empreendedorismo, Negócios Sustentáveis e Geminação permaneceu em Lisboa por seis dias para contatos institucionais com o objetivo de fomentar turismo e negócios entre Brasil e Portugal e aprimorar relacionamentos para realização das iniciativas junto a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O retorno, para Fortaleza, ocorreu em 19 de setembro com uma visita a cidade de Praia em Cabo Verde, conforme programação a seguir:

8 de Setembro de 2010 – Quarta Feira

16h – Saída de Lisboa para Moura

19h – Chegada a Moura- Residencial Casa da Moura

20h 30 – Jantar com Vereadores de Moura

9 de Setembro de 2010 – Quinta feira

9h30 – Recepção / Boas Vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Moura e Vereadores